segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

TROQUEI O JORNALISMO POR STREEP TEASE - NÃO PERCAM!!!

Quando comecei a estudar jornalismo vi o quanto tinha acertado em minha vocação. Nunca gostei de fixar "moradia" quando se trata de conhecimento. Lembro de quando tive consciência desse trânsito de experiência que a profissão poderia me conceder, ainda mais na função de repórter. Escrevi numa folha de caderno, que comprara como se eu fosse ao encontro do primeiro ano do segundo grau no Santa Teresa, um pensamento que ainda hoje me faz pensar na profissão:

"Não posso me dar ao luxo de pertencer a apenas um segmento da sociedade - vou ser jornalista". Emerson Ferreira. 2004

Pois é! JORNALISTA! Uma profissão, hoje, meio deturpada, confusa. Às vezes inerte, por muitas das vezes intérprete, mas não intérprete da realidade como deveria ser. Intérprete da vontade menor, mas que se torna maior diante de tanta desunião de classe, flagelo de vocação e coesa desinformação. 
Vocação por muitas décadas, o jornalismo, que era exercido sem precisar de um diploma, era na verdade exercido, por paixão, por convicção, por loucura, por status, mas principalmente por amor à profissão. Hoje, arrisco-me a afirmar que em alguns casos é o próprio "diploma" "quem" deturpa a profissão. "Eu sou jornalista formado, tenho diploma..." O diploma se torna personificação do talento e do próprio profissional, por isso o "quem".
Quantos depoimentos nos mostram as mãos sujas de tinta na própria adolescência, antes mesmo de sonhar em bater uma tecla da velha máquina de escrever. Mas pensando bem, o diploma pode apenas deslumbrar o estudante, o foca. O que deturpa mesmo a profissão é sua própria realidade, seu presente, seu ausente...
Eu que sonhei com os rumos que a profissão daria à minha vida, por tantos caminhos percorri que, acebei, hoje, produtor audiovisual. Se é pra seguir roteiro, ao invés de pauta, vou logo assinar como tal - produtor audiovisual. Acho que esse trecho que acabei de escrever dá até marchinha de carnaval. Ih! Continuou rimando. Mau presságio.
Se é para fazer propaganda velada com matérias jornalísticas. Se é para ditar tendências com vt's de pesquisa. Nossa! Toda vez que sai uma novidade no Jornal Hoje é gente chupando acerola, tomando soro de leite pra memória, comendo soja... E o pior, o que fazia bem há um ano, no outro é prejudicial à saúde. Vai te FU... Desculpem!
Mas é foda! 
Por isso a partir de hoje sou comunicólogo. O que vier eu estou encarando:
Roteiro para documentários, roteiro para vt's publicitários (criação e desenvolvimento)
Apresentação de programas de governo ( municipal e estadual)
Reportagens freelancer
Videos Institucionais
Direção de arte
Direção de cena
Direção de estúdio...
Só não... Streep tease. 
Aí é mais caro, meu cumpadi!
Era só pra prender a atenção de vocês.
Um abraço!