terça-feira, 27 de agosto de 2013

É verdade!!!

O jornalismo provinciano de São Luís está quase para virar "ti ti ti" de leve e traz de adolescente. Até a ferramenta blog não escapa e, essa que seria uma válvula de escape para as amarras dos "grandes" veículos da nossa capital virou febre dessa prática. E a febre está alta. 
Quando não é o leve e traz partidário de coligações mutantes e não menos obstantes, são os newsblogger's que surgem à todo o instante atrás de notoriedade e por que não de um jabazinho ou zão.
Se o jornalismo é marcado pela "escravidão contextual dos cartolas", agora está pela falta de ética e de profissionalismo dos novos vocacionados do segmento. Atrevo-me a falar que é até por falta de cultura e direcionamento, afinal o "normal" é o que se é visto a todo o instante.
Assim é foda.
Eu já escolhi uma profissão que não me traria fortuna, agora sou marginalizado e jogado ao fundo do precipício da história. História essa que por muito tempo se confundiu com o jornalismo e, que se revezaram entre protagonistas e antagonistas da própria humanidade.
Já pensou se daqui a 100 anos comunicadores, antropólogos, sociólogos tiverem a árdua missão de descrever esse período da nossa passagem... de estudá-la?
Acho que no mínimo vão ficar confusos... Quem é "Holandinha"? Quem foi a jogadora de cartas? Que Castelo de areia é esse? E o Holandão? Afinal esse deputado roubou quando era delegado regional do trabalho ou não?
Só tenho um pensamento que poderia antecipar e aliviar um pouco essa carga de estudo para esses futuros facilitadores sociais:
Essa é a época da "relativização da verdade" ou o "absolutismo da desinformação de massa".
Falando em "massa" deu até fome e olha que a Globo enalteceu o seu quinto lugar nos treinos de hoje.
Boa noite.